NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO: VALE OU NÃO A PENA ASSISTIR?

 Fala otakus! Tudo beleza? No post de hoje, eu decidi trazer um review de um dos filmes do Studio Ghibli, ao qual eu nunca tinha analisado antes T.T. Por isso, separei algumas das melhores informações que fazem com que eu me encante e me apaixone cada vez mais pelas incríveis obras dirigidas pelo fodástico Hayao Miyazaki, uma lenda viva; e infos sobre o filme, lógico.

 


 Então, eu sempre fui muito fã dos filmes do Studio Ghibli e, embora eu não compreendesse nada na primeira vez que assisti um filme deles, eu percebia que não era qualquer filme e que aquilo tinha muito amor e simplicidade envolvidos, não apenas "vontade de lucrar", como muitas empresas atualmente fazem, e simplesmente tiram a essência de quase tudo ao fazer isso. O que eu quero dizer é que eu não percebo mais uma "magia" nas obras atuais, como se tivessem sido produzidas "mergulhadas" com uma parte do carinho da equipe.

Nisso, resulta que os filmes trazem uma atmosfera totalmente nova até então, e uma experiência completamente nova e inovadora. Não só pelo pensamento xintoísta que está presente em quase todos os filmes(se não todos), mas pela valorização do simples, do pouco, que é tão desvalorizado atualmente, com o advento das novas tecnologias trazendo ondas de vazio-- que é preenchido com coisas superficiais e que não trazem alegria ao homem(no sentido de ser humano).

Inclusive, os filmes criticam veementemente o Capitalismo e o Egoísmo humano(que, na verdade, não mereciam nem ser nomeados com letras maiúsculas), que são capazes de causar terríveis guerras e que são cegos pela noção de que têm que ser melhores do que os outros, o país número um do mundo. Assim, ele não só odeia a guerra como já passou por uma- a Segunda Guerra Mundial-. Um dos longas metragens mais fortes em relação a isso é O Túmulo dos Vagalumes, que demonstra toda a crueldade e brutalidade desse cenário.

 


Nausicaä do Vale dos Vento- que foi um dos seus primeiros filmes- surge mostrando todos os elementos que iam determinar a personalidade do Studio Ghibli, sempre fazendo críticas marcantes, como mostrar o "Mar da Corrupção" como sendo exclusivamente fruto da poluição humana. 

Neste ecossistema, existem os insetos gigantes conhecidos como Omhs, que aparecem sobre duas formas distintas: Uma, em que são insetos com asas e outra em que se configuram como larvas gigantes.

Isso porque, na busca incessante por novas formas de destruir e manter controle sobre o meio que o envolve, o ser humano utilizou de Gigantes; evento que originou os "Sete Dias de Fogo", que é o ponto de partida da trama: Os acontecimentos do filme se passam 1000 anos depois disso.


No entanto, antes que você possa se confundir, Miyazaki não expõe apenas uma visão simplista do cenário, em que os homens são sempre os vilões da história e a natureza é sempre a "boazinha"; ao contrário, ele prefere mostrar que os dois devem viver em harmonia, e inclusive um dos protagonistas do filme "A Princesa Mononoke", Ashitaka, fala que quer atingir esse objetivo.

Neste ecossistema, existem os insetos gigantes conhecidos como Omhs, que aparecem sobre duas formas distintas: Uma, em que são insetos com asas e outra em que se configuram como larvas gigantes.

Lembra que eu falei sobre a valorização do simples? Esta é uma filosofia bastante presente neste longa-metragem. Os habitantes do Vale do Vento aprenderam a viver apenas com o necessário- ao invés de se preocuparem em correr atrás de coisas supérfluas que não realmente trazem alguma coisa para as nossas vidas-, explorando a casca dos Omhs mortos para conseguirem matérias-primas como cerâmica e algo fundamental para a vida, a água.

 No entanto, antes que você possa se confundir, Miyazaki não expõe apenas uma visão simplista do cenário, em que os homens são sempre os vilões da história e a natureza é sempre a "boazinha"; ao contrário, ele prefere mostrar que os dois devem viver em harmonia, e inclusive um dos protagonistas do filme "A Princesa Mononoke", Ashitaka, fala que quer atingir esse objetivo.

Voltando à Nausicaä, a humanidade foi quase toda destruída pela presença de Guerreiros Gigantes e teve que regredir muito tecnologicamente para conseguir viver. Nisso, resulta que um país que obteve posse das antigas armas que eram usadas em guerras promete ao povo que irá destruir o mar da corrupção.

Esse é um dos locais mais perturbadores do Studio Ghibli- um local fruto da ganância humana.

No entanto, Nausicaä e o seu pai, o lendário espadachim Yupamiralda, não querem aceitar isso, e Nausicaä prova que as plantas daquele local perigoso podem trazer vida e esperança, se plantadas em um lugar com solo, ar e água pura. Ou seja, é praticamente um sinal de que o que estragou aquele local foi realmente o ser humano.

Trilha Sonora

 A trilha sonora é composta pelo fenomenal Joe Hisaishi, que participou de vários filmes da empresa e chegou a ganhar até uma faixa roxa da Medalha de Honra, que é um prêmio para indivíduos que trouxeram melhoramentos do ponto de vista artístico e acadêmicos(Fonte: Wikipedia).
 
Ou seja, o cara é foda pra caralho :v. A trilha sonora de Nausicaa traz uma sensação de aventura e calma, e consegue fazer com que você mergulhe na história ainda mais, o que é uma bela maneira do Studio conta-las. 

Ter coragem e não se desesperar diante dos problemas é uma bela lição de vida--presente em muitos filmes do Studio Ghibli.

VEREDITO
 Cara, se você não conseguiu se convencer pelo que eu disse, então assista os filmes. É tão inexplicável que eu simplesmente não consigo colocar em simples palavras(óbvio).
 
Tudo que eles fazem é absolutamente incrível e repleto de sabedoria, não só por seus filmes serem totalmente feitos à mão(o que, pra mim, é uma coisa boa), mas também pelas mensagens que eles querem carregar em suas obras.

Ah, e só para deixar claro: MIYAZAKI NUNCA DISSE QUE ANIME FOI UM ERRO. Na verdade, o que ele disse numa entrevista foi que eles não nascem exatamente de uma observação real do mundo ou das pessoas ao seu redor. 
 
Enfim, vejam minha nota "pra" Nausicaä do Vale do Vento:

 NOTA: 10. Sem zueira, mesmo no primeiro filme deles que foi inspirado no mangá de Hayao Miyazaki, eles já mostraram que não estavam de brincadeira. Definitivamente não é o melhor de todos, mas é incrível e simplesmente foda.

Espero que tenham gostado do post, deu um trabalho imenso pra ser feito. Compartilhem com seus amigos(se quiserem), e todo o resto ae(Tô com preguiça de falar tudo).

Enfim, valeu, falou e fiquem na sombra e em casa..

Fontes que serviram como inspiração: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/nausicaa-do-vale-do-vento








 



Comentários

Postagens mais visitadas